Criar uma boa relação entre a empresa e o consumidor é essencial nos dias de hoje. O mesmo vale para a equipe de trabalho, que precisa estar motivada para cumprir as metas da organização.
Em ambos os casos, cestas de presentes podem ser uma boa solução. Estes presentes corporativos surpreendem e criam laços entre a empresa e os clientes ou colaboradores. Há diversas opções de como e quando fazer isso.
Por que dar cestas de presentes aos clientes?
Presentes corporativos são uma excelente maneira de criar vínculos mais fortes com os seus clientes. Dessa forma, em resumo, há uma maior chance desse consumidor comprar do seu negócio e permanecer comprando.
Ou seja, há um incentivo para a fidelização do cliente. Afinal, quem não gosta de receber um mimo de vez em quando, não é verdade? Imagina receber uma bela cesta de café da manhã? Com os consumidores, não é diferente. Todos se sentem bem ao serem valorizados.
Entre as principais opções para isso, estão as cestas de presentes. Elas ajudam a criar uma conexão emocional do consumidor com a marca. Dessa forma, sempre que precisar de um produto ou serviço do ramo, vai pensar nesta empresa.
Em geral, é possível optar entre brindes corporativos e presentes corporativos. Os brindes são mais simples. É o caso das canetas personalizadas com a marca da empresa. Elas não agregam tanto valor, mas podem ajudar em alguns casos.
Já os presentes corporativos são mais sofisticados e elegantes. Eles têm um impacto maior e mais duradouro sobre o cliente. Assim, demonstram o quanto a sua empresa o valoriza. É aqui que entram as cestas para presente.
Por certo, elas não devem ser entregues a todos os consumidores. Em vez disso, o ideal é priorizar aqueles que são os parceiros mais importantes e fieis. É uma ótima dica de marketing de relacionamento.
Benefícios das cestas aos funcionários
No caso das cestas de presentes aos funcionários, a questão é similar, mas não exatamente igual. É claro que esta também é uma forma de reconhecer uma pessoa importante para a sua empresa. No entanto, o colaborador é importante por outro motivo.
Dessa maneira, note que a ideia aqui é premiar aqueles que se destacam mais. Por exemplo, todos os funcionários que atingem determinada meta ou os que têm posições mais estratégicas na empresa.
Então, essa é uma maneira muito eficaz de motivar os talentos que a organização tem. Assim como no caso dos clientes, também há a criação de um vínculo mais forte entre o profissional e a organização.
Estes gestos de gratidão demonstram o apreço pelo trabalho, dentro do chamado employer branding. Cada vez mais há um entendimento de que uma boa liderança valoriza os colaboradores, criando uma conexão entre eles e os gestores.
Inclusive, muitos problemas no trabalho têm sua origem exatamente na falta de motivação ou de reconhecimento. Isso pode causar estresse, ansiedade, a erosão das relações entre colegas, entre outros.
Portanto, o impacto de presentes corporativos, como as cestas de presentes, é importante e real. Eles ajudam a manter um clima saudável na organização, bem como motivam todos a conquistarem melhores resultados.
Quando presentear?
Uma dúvida muito comum é sobre quando presentear clientes e funcionários. Afinal, a empresa não vai dar cestas de presentes para toda venda que for realizada, não é verdade? Isso traria gastos altos e tiraria o foco real do presente.
Ao invés de seguir por essa linha, saiba que existem momentos para dar esses mimos. Isso pode ser feito em datas especiais ou a partir de metas, por exemplo, no caso dos colaboradores.
Um exemplo muito comum é em festas de fim de ano. Nesse momento, cestas de Natal são muito comuns e bem-vindas. Todos gostam de receber e é algo que traz todos os benefícios que mencionamos até aqui.
Outra dica é após o aniversário de tempo na empresa. Como no caso de um funcionário que completa 5 anos. Ou, então, quando alguém é promovido ou está se aposentando. Opções não faltam.
Como criar uma campanha?
Outra ideia para criar oportunidades de dar cestas de presente é com campanhas de incentivos. Elas servem para ampliar as vendas, por exemplo. Assim, os que mais venderem, são beneficiados. Isso gera motivação e tende a ter resultados práticos.
Para começar uma campanha dessas, primeiro defina as metas. Ou seja, o que deve ser vendido? Em qual quantidade? Em que região? Por quais canais?
Após isso, é hora de determinar as regras da campanha. Isto é, haverá um sorteio entre os que cumprirem a meta? Uma cesta será dada a cada colaborador que atingir esse valor? Haverá uma campanha mista entre os dois modelos?
Por fim, é hora de capacitar a equipe e divulgar sobre a campanha. Desse modo, ela estará preparada e motivada para colocar as mãos à obra!
Onde encontrar as melhores cestas de presentes?
Hoje em dia, não é preciso sair de casa ou do ambiente de trabalho para encontrar cestas de presentes. Para isso, existem diversas opções na internet de boa qualidade e que entregam no Brasil todo.
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